Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CATEDRAL DE NOSSA SENHORA, ESTRASBURGO, FRANÇA

por mmsfr, em 23.11.11

Nem consigo contar as voltas que dei para tentar fotografar a fachada desta Catedral, outrora o edificio mais alto do mundo e cuja torre tem cerca de 142 metros de altura. A largura da praça onde está também não permite ganhar mais distância para o fazer mas a verdade é que só da Praça de Gutenberg (pela Rue Merciére) consegui uma aproximação.

Objectivos fotográficos á parte, a verdade é que esta catedral impressiona não só pela sua dimensão como por todo o detalhe e trabalho colocado na sua impressionante fachada de estilo Gótico.

 

 

A quantidade de esculturas colocadas na fachada é outro dos factores que fazem desta Catedral a principal atracção de Estrasburgo. Em cada conjunto, uma história ou uma personagem histórica ligada á igreja. No centro e por cima das portas uma representação da vida de Cristo, com a Última Ceia e a Crucificação, entre outros episódios aqui representados. 

 

A entrada é livre e chegámos quando estavam a terminar de celebrar uma missa, porque foi na Semana Santa ganham outra dimensão e pareceu-nos ser o Arcebispo de Estrasburgo que mais tarde vim a saber o seu nome: Jean-Pierre Grallet. Na altura em que passa por nós achámos que era sem dúvida um homem á "altura" de celebrar missas nesta catedral. Eu arriscaria dizer que ele tem uns dois metros de altura, ou até mais...

A dimensão da nave é realmente espantosa e a quantidade de luz que entra também, porque de fora ela tem um aspecto que parece dizer que o interior será taciturno mas graças aos coloridos vitrais entre eles uma rosácea na porta da fachada oeste, a catedral ganha um ar mais leve tornando-se muito mais interessante.

 

Igualmente rico em detalhes, o interior conta com um relógio astronómico trabalhado em madeira e com um desfile de pequenas esculturas que voltam a contar episódios da vida de Cristo e dos seus apóstolos. Ao seu lado está o pilar dos Anjos.

Numa outra zona encontramos o orgão, com um grande trabalho decorativo sendo um dos mais coloridos que já vi em igrejas ou catedrais e talvez por isso, um dos mais bonitos. 

 

Quem quiser pode subir as escadas até a uns 66 metros de altura para usufruir de uma vista panorânica de Estrasburgo, como tínhamos pouco tempo, algum cansaço e fome, não o fizémos. Numa outra visita iremos sem dúvida ver a cidade desde um dos pontos que foi no passado, um dos mais altos do mundo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:56




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930