Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



MANNEKEN PIS, BRUXELAS, BÉLGICA

por mmsfr, em 06.01.12

Também conhecido por Petit Julien, o Manneken Pis é um fenómeno e um símbolo da Bélgica. A verdade é que custa a acreditar que uma escultura de pouco mais de 30cm de um menino a fazer xixi pudesse ter tanto impacto na cultura de um país. E digam o que disserem sobre o seu tamanho a verdade é que uma vez em Bruxelas é indispensável vê-lo pelo menos uma vez.

Se é um monumento de nos deixar de boca aberta? Não, é uma fonte com uma estátua em bronze e que em alguns dias do ano se veste de outra maneira e também ocasionalmente pode deitar cá para fora outros fluídos como cerveja em vez da habitual água.

 

Foi criada no século XVII por Jerôme Duquesnoy e está na esquina entre a Rue de L'Etuve e a Rue du Chêne. Nós vínhamos da Grand Place e por isso percorremos a primeira rua para depois do lado esquerdo encontrar o Petit Julien a urinar. A verdade é que o caminho para chegar até ele é igualmente interessante.

É uma rua muito turística e com uma grande concentração de lojas de "souvenirs" mas tem também boas lojas de chocolate onde podemos ver réplicas do Julien, numa ele urinava chocolate em vez de água. 

Outro personagem para sempre ligado á história da Bélgica é o Tin Tin e nesta rua pudémos encontrar uma parede com uma pintura do desenho animado. A cidade tem um roteiro de banda desenhada dedicada a tão ilustre personagem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:32




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Janeiro 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031