Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PLACE DU PANTHÉON, PARIS, FRANÇA

por mmsfr, em 06.02.12

Antes de chegar a esta praça tínhamos passeado pelo Jardin du Luxembourg e enquanto atravessávamos a Rue Soufflot vimos um edificio de elevada relevância e que pela sua arquitectura nos dizia que era o Panteão.

Decidimos subir a rua até á Praça do Panteão e contemplar o edificio que lhe dá o nome. Tínhamos pouco tempo acabámos por não entrar mas aprovietámos para apreciar a sua fachada e os detalhes da sua decoração exterior. Lá dentro as campas de Victor Hugo, Voltaire, Émile Zola, Marie Curie, Louis Braille entre tantos outros.

 

De arquitectura neo-clássica e construído no século XVIII, tem na sua fachada a inscrição:"Aux grands hommes la patrie reconnaissante", creio que dispensa tradução, é sem dúvida a mais simples descrição da utilização de um Panteão, o reconhecimento de grandes personalidades de um país, pena que só diga "hommes" já que estão mulheres também ainda que uma minoria se compararmos com o número de homens. 

 

Mas mesmo que seja o centro das atenções da praça á qual empresta o nome, se olharmos á volta vemos que o Panteão não é único pedaço da história francesa que ali encontramos. Estão aqui edificios que pertencem ás Universidade de Paris ou a Sorbonne que se estendem desde a Soufflot até ao Panteão onde vemos a fachada da Faculdade de Direito.

 

Do lado oposto ao edificio da Faculdade um outro similar onde funciona o Mairie du Ve Arrondissement uma espécie de Câmara Municipal que gere o Ve Arrondissement que compreende a zona do Panteão e La Sorbonne.

 

 

VER GUIA DA CIDADE:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:14




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Fevereiro 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829