Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CASCAIS, PORTUGAL

por mmsfr, em 12.06.07

Hoje...não vou começar este post como sempre faço, porque na realidade não conheci hoje Cascais, conheço desde que nasci porque foi na sua maternidade que abri os olhos ao mundo pela primeira vez.

 

Agora que mudei de concelho, gosto de vir cá como se fosse turista. Fotografo Cascais como se fosse a primeira vez que o faço, sempre com o mesmo entusiasmo e vontade de descobrir algo mais sobre a vila que me viu nascer.

 

 

Um dos lugares que sempre me recordo com carinho é este da Praça 5 de Outubro onde está a Câmara Municipal. Lembro-me da primeira vez que lá entrei com a minha mãe e ver duas estatuetas enormes que já não me lembro se eram reis ou soldados. Recordo-me de ficar ali quieta a contemplá-as, ir a Cascais era como viajar no país das maravilhas, havia tanto para descobrir...

Mais tarde na adolescência, passei nesta praça muitas vezes a caminho do Bar dos 300, ponto de reunião de amigos antes de ir a uma discoteca, que podia ser o Coconuts ou Bauhaus (que estava mais na moda para malta da minha idade que o primeiro). Ainda havia outro numa rua aqui perto que era o Pavlov's, nem sei se ainda existe.

 

 

E há outros dois pontos que não me posso esquecer de mencionar, o primeiro é o Largo de Camões que tinha a nossa pizzaria de eleição para festas de aniversário, isto porque como já se sabe os jovens nunca têm muito dinheiro e aquele restaurante ficava sempre muito em conta.

O outro é a Rua Direita. A minha irmã trabalhou numa loja aqui nesta rua, muito dedicada ao turismo em tempos, passou por várias fases, desde o pico á decadência, já nem sei muito bem como está agora. Ela lá vai contando as histórias de como os espanhóis faziam excursões a Portugal para comprar toalhas e os ingleses, bordados. 

Antes de haver shoppings quando queríamos ir ás compras esta rua era o "centro comercial" que visitávamos. E no Verão, íamos em familia ao Tchipepa comer um gelado ou ao famoso Santini (que ficava numa paralela a esta rua).

No fim está o inevitável Lucullus, agora pizzaria com dois "sushi man" brasileiros, mas naquela altura era uma pizzaria das bem caras e que mais tarde descubro que um primo lá para o 5º grau (ou talvez de 1º mas que nunca tinha visto na vida) trabalhava aqui. Jantares aqui quando eu era nova só mesmo para gente com um pouco mais de dinheiro.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:54




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Junho 2007

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930