Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BASÍLICA DE SACRE COEUR, PARIS, FRANÇA

por mmsfr, em 11.07.12

Guardámos para o fim a visita á Basílica do Sagrado Coração que está no topo de Montmartre e dedicámos uma manhã a fazê-lo. Há muito mais para fazer que simplesmente visitá-la, todo o seu entorno convida a ficar um pouco mais, queremos sentar-nos na relva a comer uma sandes enquanto vemos as pessoas a passar, ou ficar a apreciar os originais artistas de rua que por ali andam.

Reza a história que foi construída depois de uma promessa de Alexandre Legentil e Hubert Rohault de Fleury em troca da salvação de França na guerra franco-prussiana. Além disso atribuíam a decadência da cidade e do país, não aos factores políticos mas sim espirituais e a Basílica seria uma forma de os recuperar. 

 

Em 1873, o Cardeal Guibert consegue autorização para construir em Montmartre e a obra termina em 1914. O arquitecto a seu cargo foi Paul Abadie, que misturou dois estilos: o romântico e o bizantino. Só depois do final da Primeira Guerra Mundial foi consagrada.

Hoje é dia é local de "romaria" turística e sem dúvida um dos que mais gostámos de visitar em Paris. 

 

Na fachada estão duas figuras muito importantes da história do país ambas representadas com estátuas equestres, do lado direito está Joana D'Arc e do lado esquerdo, o Rei D. Luís IX. 

 

O Rei D. Luís IX é um importante monarca francês pelo seu papel nas Cruzadas além de o seu reinado em França ser considerado um dos mais prósperos a todos os níveis, ficando conhecido como o século de ouro de S. Luís.

A entrada para a Basílica é gratuita (paga-se apenas para subir á cúpula e aproveitar a vista). Com um formato de uma cruz grega, tem quatro cúpulas pequenas e uma maior que é a central (com 83 metros de altura), são as suas janelas que permitem maior entrada de luz.

 

Na abside junto ao altar, podemos ver um dos maiores mosaicos do seu género: o Christ in Majesty. Representa o sagrado coração de Jesus a ser venerado por várias figuras do lado esquerdo pode ver-se a Virgem Maria e representantes dos cinco continentes assim como um membro da igreja católica, do lado oposto o Arcanjo Miguel.

O seu exterior construído em mármore branco, tem vários detalhes do estilo romântico além disso não podiam faltar as famosas gárgulas.

Continuámos a visita subindo á cúpula, colocaremos essas fotografias noutro post.

 

 

VER GUIA DA CIDADE:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:40




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Julho 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031