Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PRAÇA DO CAPITÓLIO, ROMA, ITÁLIA

por mmsfr, em 18.07.12

Mais uma famosa praça de Roma, desta vez no Monte Capitolino entre o Forúm Romano e o antigo Campo de Marte.

No século XVI, por ordem do Papa Paulo III, Miguelangelo criou esta agradável praça que podemos contemplar depois de subir a Cordonata. No topo dessa mesma Cordonata, duas estátuas de Dioscuri, dois gémeos Castor e Pólux que apesar de terem a mesma mãe são de pais diferentes. A mãe era Leda, mulher de Tíndaro (Rei de Esparta) e foi seduzida por Zeus pai de Pólux. 

 

 

 

No topo podemos ver  a praça com os seus três palácios e ao centro uma réplica da estátua equestre do imperador romano Marco Aurélio cujo original está no Museu Capitolino instalado nos dois palácios que estão na lateral. 

 

Os palácios que fazem o enquadramento da praça são o Palazzo Nuevo, o de la Conservatori e o de Senatorio que é o que podemos ver ao centro. Os dois primeiros funcionam como o Museu do Capitolino e o último serve de sede da Câmara de Roma. 

Nas escadas que dão acesso ao edificio do Palazzo Senatori está uma fonte que ao centro tem a Deo Roma, uma representação de Minerva a deusa romana da guerra mas também das artes e da sabedoria. Nas laterais estão duas estátuas representando dois rios, uma o Nilo e outra o Tibre. 

Outro bom motivo para visitar esta praça é que estando assente no Monte Capitolino tem uma vista extraordinária para o antigo Fórum Romano e podemos ver até um pouco do Coliseu. 

 

VER GUIA DA CIDADE:

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:09




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Julho 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031