Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



FÓRUM ROMANO, ROMA, ITÁLIA

por mmsfr, em 19.07.12

Com uma entrada apenas, cortesia do Roma Pass visitámos o Palatino e o Fórum Romano. Tanto um como o outro são um verdadeiro desafio para entender o que estamos a ver, aqui o aconselhável é levar um bom guia, a Lonely Planet por exemplo tem um dentro do guia de Roma que ajuda a entender melhor o que estamos a ver quando olhamos para alguma ruína do Fórum Romano. 

Entrámos no Fórum como quem vem do Coliseu ou do Palatino e o trajecto que fizémos foi em direcção ao Monte Capitolino. Um dos primeiros edificios que vimos foi a Basílica de Magêncio e foi este imperador que a mandou construir no século XIV. A sua dimensão é ímpressionante com 100 metros de largura no total com três grande abóbadas a 25 metros de altura.

 

Ali ao lado está o Arco de Tito, construído em honra do imperador romano que sucessor de Vespasiano. Dizem que serviu de inspiração a um arco famoso, o Arco do Triunfo de Paris. Foi erigido como arco triunfal celebrando a conquista de Jerusalém por parte de Tito Flávio e os relevos que podemos ver representam a viagem de regresso dos soldados romanos trazendo consigo os tesouros da cidade até Roma. 

 

Do alto do Monte Palatino conseguimos ter melhor visão da Casa das Vestais que continha cinquenta divisões distribuídas em três pisos e que albergavam as sacerdotisas que serviam a deusa Vesta. Eram também conhecidas como as virgens vestais. 

Ao lado o Templo de Vesta, a deusa do terra, do lar e da familia. Dizem que a principal tarefa das vestais era preservar o fogo sagrado neste templo e que se o deixassem extinguir o bem estar de Roma estaria em risco já que se acreditava estar ligado ao culto da deusa Vesta.

Mais adiante, três colunas representam hoje o Templo de Castor e Póllux, os dois gémeos que já tínhamos visto representados por Miguelangelo na Praça do Capitólio.  

 

Percorremos um troço da Via Sacra e vimos o Templo de Saturno. As colunas que vemos hoje são do século III, as inscrições em latim indicam que foi reconstruído após um incêndio. Funcionou como a Casa do Tesouro, onde guardava o ouro e prata. A sua associação a Saturno advém da Era Dourada da Mitologia Grega e era Saturno que governava nessa altura estando por isso associado á prosperidade e estabilidade.

Continuando o nosso trajecto já muito próximos do Monte Capitolino vamos o Arco Septímio Severo. Outro dos arcos triunfais que podemos ver em Roma, este com os relevos que detalham a batalha do imperador romano contra os partos. Foi construído em 203 d.C.  

Muitos mais monumentos fazem parte do complexo Fórum Romano, ainda que temos que puxar pela imaginação não é dificil pensar que este foi um grande centro político e social da era do Império Romano.

 

 

VER GUIA DA CIDADE:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:10


2 comentários

De Roadrunner a 25.07.2012 às 14:12

É um prazer para os sentidos. Uma cidade dentro de outra.
(Apenas um pequeno reparo: atenção ao título do post.)

Saudações!

De mmsfr a 29.07.2012 às 21:07

Obrigada pelo comentário e pela visita. Espreitei o seu blog e tenho a certeza de que o vou fazer mais vezes gostei muito e é uma oportunidade de matar saudades de Portugal.
Marta

Comentar post




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Julho 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031