Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



MONTE PALATINO, ROMA, ITÁLIA

por mmsfr, em 04.08.12

É uma das sete colinas de Roma e faz parte do seu conjunto arqueológico mais relevante, juntamente com o Coliseu e o Fórum Romano. Uma vez mais utilizámos o Roma Pass para entrar e o acesso ao Monte permite também visitar o Fórum.

Para nós a visita ao Palatino representou uma agradável surpresa, entre as sombras proporcionadas pelo seu abundante arvoredo, a espantosa vista que proporcionava para outros monumentos como o Circo Massimo, o Forum Romano e até o Coliseu, para além de toda a sua riqueza histórica porque afinal aqui viviam os imperadores de Roma, tudo somado temos uma das melhores experiências da cidade.

 

Caminhando pelo lado esquerdo depois de entrar chegamos ao Estádioque faz parte do complexo Severiano, cuja construção se deve ao imperador romano Septímio Severo. Não está clara a utilização deste espaço, o nome estádio indicaria que era utilizado para a prática de desportos mas as placas do local referem-no como um jardim do palácio do imperador. Ainda assim, alguns guias explicam que servia as duas funções.

Junto a ele estão as ruínas da Domus Severiana e das termas. 

Nessa zona um miradouro permite-nos ver o Circo Massimo, uma grandiosa arena utilizada para eventos de entretenimento do povo romano entre eles a popular corrida de quadrigas. E do mesmo local, olhando para a direita podemos ver ao longe a cúpula da Basílica de S. Pedro no Vaticano.

 

Seguimos para a Domus Augustana que está junto ao Museu Palatino. Era o palácio privado do imperador Augustus e tinha vista para o Circo Massimo. Foi construído em dois níveis para seguir a inclinação do monte e era provavelmente o seu maior edificio.

 

Ao lado estava a Domus Flavia, a parte pública do palácio imperial e onde estaria por exemplo a sala do trono. Ao centro podemos ver uma parte plana com uma construção octagonal, era a fonte localizada no pátio principal e o ponto mais central do palácio. Á sua volta estariam as colunas que fazem parte do Peristilo e ainda se podem ver os seus vestigios.

 

 

Podemos depois ver vestígios das Casas de Augustus e Livia. Mais adiante chegamos á Horti Farnesia, um elegante jardim construído no século XVI por cima da Domus Tiberiana. Foi o Cardeal Alessandro Farnese que ordenou a construção daquele que poderá ter sido um dos primeiros jardins botânicos da Europa.

 

 

 

 

Junto a ele temos outro miradouro que oferece uma excelente vista para o Fórum Romano.

 

VER GUIA DA CIDADE:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:49




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Agosto 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031