Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



MUSEU DA ACRÓPOLE, ATENAS, GRÉCIA

por mmsfr, em 24.06.05

Dentro do complexo da Acrópole podemos visitar o seu museu, nele estão colocadas muitas peças encontradas neste local.

Nota: O Museu mudou de localização - ver nota no final do post.

No seu interior estão peças como as esculturas originais das Cariátides que decoram o Erechtheion, são também conhecidas como Korai (virgens). No museu apenas estão cinco, a sexta foi recolhida por um Lord inglês e está exposta no British Museum.  

 

Partes que decoravam o Parthenon podem também ser vistas aqui, nos que vemos nas fotos representam as festas de Panateneias que eram dedicadas á deusa grega de Atenas. Durava doze dias e celebrava-se de quatro em quatro anos, haviam actividades de desporto, rituais, sacrificios e eventos músicais. 

 

No museu estão expostos algumas peças que provam a existência do templo Hekatompedon, dizem que este tinha sido construído no local onde agora está o Parthenon. Em algumas das cenas que vemos nos relevos, um leão está a caçar um veado e noutra que faria parte do frontão do templo, podemos ver um Tritão (filho de Podeidon) de três corpos. Este templo teria sido construído em 570 a.C.

 

Ainda no período Arcaico, podemos ver mais esculturas que fariam parte do frontão de um outro templo dedicado a Atenas, nela estaria representada a batalha Gigantomachy, na qual os deuses do Olimpo liderados por Zeus combateram contra os gigantes liderados por Alcyoneus. 

Numa secção podem ver-se várias esculturas de Kore ou Korai, o nome dado a estas representações femininas da época arcaica. Utilizadas muitas vezes como oferendas aos deuses, podiam também elas representar a deusa Perséfone (a quem também chamavam de Kore ou Cora). Há várias representações algumas bastante elaboradas em termos de detalhe e o que realmente impressiona é que muitas se conseguiram conservar sendo que datam de 500 a.C. 

 

Do mesmo período, podemos ver a escultura de um Kouros a cavalo conhecida como o "Rampin Rider", não está completa e a sua cabeça está exposta no Louvre, sendo que a actual que vemos no museu é uma réplica. 

O museu oferece bastante para explorar ainda que tenha uma dimensão reduzida, neste post ficam alguns dos mais importantes ou interessantes. 

 

 

NOTA: O Museu a partir de 2007 mudou-se para novas instalações para um espaço bastante maior que este que tinha na Acrópole (25000 metros quadrados). Aqui fica o link para mais informações: http://www.theacropolismuseum.gr/default.php?la=2

 

VER GUIA DA CIDADE:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:34




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Junho 2005

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930