Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



ZARAGOZA, ESPANHA

por mmsfr, em 07.03.10

Hoje conhecemos...Zaragoça.

Íamos a caminho de Soldeu para esquiar, passámos por Madrid para lanchar com uns amigos e queríamos ficar nesta cidade para descansar uma noite porque a viagem de Lisboa até Grandvalira ainda são umas 11 ou 12 horas.

Não conhecia Zaragoza e devo dizer que tenho de lá voltar, fiquei com a vontade de a conhecer melhor.

 

Um dos grandes pontos de atracção de visita a esta cidade a quase três horas de Madrid, é esta grande praça, a Plaza de Nossa Senhora de Pilar onde se concentram um bom número de monumentos e edificios relevantes. Entre eles La Seo Catedral, o Ayuntamiento e a inevitável Basilica de Nossa Senhora de Pilar.

Da praça caminhámos até a ponte de Piedra que cruza o Rio Ebro, que existe desde o século XII. Logo á entrada da mesma podemos ver duas imponentes e elevadas estátuas de leões. Reconstruída várias vezes continua a ser um dos marcos mais importantes da cidade.

 

Atravessando a ponte e entrando na outra margem do rio Ebro, temos melhor noção e visibilidade da dimensão da Basílica da Nossa Senhora de Pilar.

Por momentos achei que estava a olhar para um postal da Rússia quando vi esta imagem, creio que são os telhados decorados que me fazem ter essa sensação, mas nenhuma foto conseguirá alguma vez transmitir o verdadeiro tamanho desta maravilha da arquitectura antiga.

O seu nome tem origem no ano 40 em que se fala de uma aparição da Virgem Maria na Caesaraugusta, cidade romana que existia antes de Zaragoza. Há pela cidade alguns vestígios e sinais da presença romana como o Teatro romano, a estátua de César Augusto e as ruínas das muralhas que a protegiam.

Ao que parece também aqui e na Ponte de Santiago se vê a febre dos cadeados. Não percebi ainda muito bem qual a origem, pode ser uma maneira mais original que o simples graffiti: Pablo + Ana = Amor.

Acabei por pesquisar sobre o assunto e tudo começa com um livro e um filme italiano, um romance de Federico Moccia ("Ho Voglia de Ti") que juram amor eterno gravando os seus nomes num cadeado para depois o prender numa ponte que neste caso era Milvio em Itália. Parece que a moda pegou, em Zaragoza a ponte de Santiago está cheia destes cadeados com nomes e promessas de amor eterno.

Há até um site http://www.lucchettipontemilvio.com/ que encoraja as pessoas a fazerem-no online para não causarem danos na infraestrutura da ponte onde esta ideia teve inicio.

O último ponto do nosso passeio e para fechar com chave de ouro, foi o Palácio de la Aljafería. Um magnifico exemplo da civilização árabe com a sua arquitectura arrojada e distinta.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:17




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Março 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031