Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PUNTA DELLA DOGANA, VENEZA, ITÁLIA

por mmsfr, em 30.09.12

No guia Lonely Planet de Veneza, há um Top 10 de coisas para ver (ou fazer) em Veneza e a oitava é a Punta Della Dogana. E é só até visitares Veneza que entendes bem porquê, até lá ficas com a ideia que há muito mais coisas interessantes que ver a zona da antiga alfândega da cidade. Este pequeno triângulo que assiste ao encontro de dois canais: o Grand e o Giudecca tornou-se num dos centros culturais e artísticos mais interessantes.

E enquanto passeias pelo Grand Canal a bordo do vaporetto vais dizendo: "Temos que ir aqui e ali e aqui e ali", este é um dos sitios que apontas na tua agenda para ver quando sais do barco. Na ponta do bairro do Dorsoduro instala-se no século XV a alfândega para tudo o que viesse de barco e ao longo dos séculos viveu várias obras de restauro. No seu interior estão as obras coleccionadas por François Pinault que decidiu fazer da antiga alfândega a sede da sua fundação.

 

Ao seu lado a Basilica de Santa Maria della Salute, é uma obra do estilo barroco construída no século XVII e dedicada á Virgem Maria. Foi construída depois da peste ter morto milhares de venezianos e de ter sido feita uma promessa á Virgem de erguer um monumento em sua honra caso terminasse a praga que se espalhou pela cidade. 

Chama-nos logo a atenção o elaborado cata-vento que vemos no topo da torre da alfândega, a Fortuna em cima de um globo que está assente nas costas de dois homens vai indicando para que lado sopra o vento.

 e á entrada um rapaz segura uma rã, numa escultura de Charles Ray.

 

VER GUIA DA CIDADE:

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:19




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30