Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CENTRO CULTURAL DE BELÉM, BELÉM, PORTUGAL

por mmsfr, em 20.10.12

São muitas as (boas) memórias que tenho do CCB, lembro-me de que quando foi inaugurado se falava de que era uma construção desnecessária porque o motivo da sua construção foi pelo facto de Portugal acolher a presidência da União Europeia, estávamos em 1992. Na altura diziam que o edificio era feio, uma aberração que estragaria a beleza da Praça do Império dominada pelo Mosteiro dos Jerónimos.

Questionava-se a sua utilidade quando outro país fosse assumir a presidência da UE e hoje o CCB lá está, um espaço que revelou a sua própria personalidade e que é utilizado para o que o seu nome indica, é acima de tudo um centro cultural. Lisboa precisava de um espaço assim, um multiusos para conferências, convenções, eventos de carpete vermelha, exposições, concertos, etc.. e por isso o CCB já faz parte do quotidiano da cidade.

Está divido em três blocos, o Centro de Reuniões serve para acolher esses congressos, o Centro de Espectáculos está composto por três salas que são utilizadas para cinema, teatro e bailado, ópera e concertos. Por último o Centro de Exposições é onde está o Museu da Colecção Berardo que foi inaugurado em 2007.

 

 

Uma outra memória te a ver com a área que tinha escolhido no liceu - Artes e o CCB tinha lojas que vendia materiais de pintura. Com a desculpa de ir comprar esses mesmos materiais, saíamos das aulas com os patins em linha na mochila aproveitando o espaço fechado do centro para desafiar a gravidade. O que realmente gostávamos era descer as suas rampas de acesso a viaturas.

 

O espaço conta ainda com o pequeno jardim - o Jardim das Oliveiras com vista para o Tejo e para o Padrão dos Descobrimentos onde em tempos se praticava Yoga ao ar livre. Junto a ele, o bar Quadrante cuja esplanada acolhe muitos lisboetas que aproveitam o bom tempo e a tranquilidade do jardim para beber um café ou ler um livro.

 

 

 

A entrada no espaço é livre e tem dois parques de estacionamento que são pagos. A entrada no Museu é também gratuita (pelo menos por enquanto).

 

VER GUIA DA CIDADE:

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:00




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031