Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PALÁCIO NACIONAL, SINTRA, PORTUGAL

por mmsfr, em 02.11.12

Já visitei o palácio várias vezes, desde os tempos das visitas de estudo até hoje e ainda assim consigo continuar a visitá-lo mesmo que tudo esteja exactamente como da primeira vez. Ao ler o livro Filipa de Lencastre (de Isabel Stilwell) voltei a ter vontade de entrar no palácio no qual a rainha terá tido grande influência na sua construção.

A primeira construção era árabe e a partir do século XII torna-se na residência da Família Real. Ao longo dos séculos cada rei foi fazendo obras para adaptá-lo as suas necessidades. No livro, Filipa que era casada com D. João I, terá sido uma grande influência nas relevantes obras que se fizeram no palácio. Hoje o que temos é um excelente exemplo de um Palácio medieval que mistura harmoniosamente vários estilos arquitectónicos como o gótico, o mudéjar e o manuelino.

 

É fácil reconhecê-lo em qualquer fotografia graças ás suas duas grandes chaminés cónicas e ainda me lembro das tais visitas de estudo em que a cozinha era sempre o que mais impressionava pelo o seu tamanho.

O preço das entradas é de 9€ por pessoa mas pode ficar mais barato com um bilhete combinado que inclui o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena. Ir  cedo pela manhã nem sempre ajuda porque é quando chegam os autocarros com excursões, ainda assim consegui apanhar menos gente que o habitual. Fica uma sugestão á organização: tentar reduzir um pouco mais o número de pessoas que entram já que as salas não são tão grandes para que se junte tanta gente.

 

>>> Sala dos Cisnes - a decoração do tecto dá-lhe o nome e era a Sala Grande dos Paços Reais de D. João I. Mais tarde no reinado de D. Manuel passou a chamar-se Sala dos Infantes. E é na época manuelina que se decora o tecto e se adiciona os azulejos.

 

>>> Pátio Central

 >>> Sala das Pegas - diz o site oficial que são 136 as pegas que seguram nos bicos a divisa do rei D. João I: por bem. Para além do bonito tecto tem um impressionante trabalho de azulejos.

 

 

 >>> Quarto do Rei D. Sebastião - Utilizado nos finais do século XVI como quarto do rei D. Sebastião. 

 

 

 >>> Sala Júlio César - nome advém da tapeçaria do século XVI representando a vida de Júlio César.

 >>> Pátio de Diana

 

 >>> Sala das Galés

>>> Sala dos Brasões - famosa pelo seu tecto trabalhado onde podemos ver as armas régias e setenta e dois brasões de famílias nobres. 

 

 >>> Quarto prisão de D. Afonso VI - Foi deposto pelo irmão D. Pedro e ficou preso aqui durante 9 anos. Dizem que de tanto caminhar gastou o chão.

 >>> Sala Chinesa - onde podemos admirar um pagode chinês feito em marfim do século XVIII.

 >>>

 >>> Sala dos Árabes - inicialmente era aqui o quarto de dormir de D. João I. No século XVI é decorada com os azulejos e a fonte.

 >>> Cozinha - famosa pelas suas duas grandes chaminés com mais de trinta metros de altura e pelo tamanho dos tachos utilizados.

 

 >>> Sala Manuelina

 

 

VER GUIA:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:18




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930