Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PRAÇA DE SAINT-NAZAIRE, CARCASSONNE, FRANÇA

por mmsfr, em 07.11.12

A história da nossa visita a Carcassonne teve um aspecto curioso e algo trágico ao mesmo tempo. Passeávamos nós pelo Castelo quando vimos ao longe o Hotel de la Cité com um terraço convidativo, na altura vimos fumo a sair e achávamos que era uma chaminé do restaurante do hotel ou até um churrasco ao ar livre.

Quando caminhávamos em direcção á Basílica de Saint-Nazaire para nosso espanto vemos um pequeno grupo de curiosos e um grupo de empregados desesperados e ouvíamos as sirenes de bombeiros, não era uma chaminé, era um incêndio. Mais tarde encontrei a noticia e soubémos que uma parte importante deste histórico hotel foi destruída.

A experiência em si não retirou do nosso pensamento o quão pitoresca era esta pequena praça e também importante, porque para além do hotel está a Basílica (que não conseguimos visitar) e um dos restaurantes mais famosos da Cité, o Chez Saskia. Está também uma loja de "souvenirs" a Trouvailles.

Segundo li não houve feridos a registar apenas danos materiais, alguns dos quais não se recuperarão e faziam parte da riqueza histórica do hotel e da cidade.

 

Foi por isso impossível tirar fotos á praça sem todo aquele aparato, mas ainda assim não podia deixar de fazer este post para daqui a uns anos voltar a recordar este momento que sem dúvida marcou a vida da Cité.

O hotel foi construído em 1909, era utilizado como ligação de viajantes a Biarritz quando esta cidade costeira estava na sua época mais dourada. Nós visitámos Carcassonne em Abril de 2011, visitei agora o seu site vejo que está completamente operacional e recuperado. Na sua história este incêndio não terá sido o seu episódio mais importante, segundo o mesmo website terá fechado durante a Segunda Guerra Mundial, voltou a abrir nos anos 50 para ter uma das suas melhores épocas e entrou em declínio até fechar no final da década de 80. Depois de andar de mão em mão, hoje é um hotel de 5 estrelas. Website: http://www.hoteldelacite.com/

 A Basílica de Saint-Nazaire e Saint-Celse construída no século XII e combina dois estilos: o Românico e o Gótico. Foi até ao inicio do século XIX a Catedral de Carcassonne que desde então é a Catedral de St. Michel que está fora da Cité. Com toda aquela confusão acabámos por não visitar o seu interior, ficará para uma próxima oportunidade.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:01




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930