Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CABALGATA DE REYES MAGOS, MAJADAHONDA, ESPANHA

por mmsfr, em 05.01.11

Hoje conhecemos...a Cabalgata de Reyes Magos em Majadahonda.

É o nosso primeiro ano a viver em Espanha, ainda não temos bem esclarecidas algumas tradições que aqui se celebram. O nosso filho por exemplo já abriu todos os seus presentes que trouxe o Pai Natal, os espanhóis esperam pelos Reis. Até faz sentido sendo que o menino Jesus só recebeu presentes quando os Reis chegaram, segundo reza a lenda.

Assim sendo toda uma história é montada á volta dos Reis Magos, maior ainda que a que montamos com o Pai Natal ou pelo menos, aqui não perderam a sua tradição.

As crianças escrevem a sua carta aos Reis Magos a pedir que lhe tragam um ou mais presentes, essa carta é lida pelos pais como é óbvio e os Reis nem lhes põem a vista em cima. Por sua vez, vão á Toys R' Us, Media Markt, enfim onde der para comprar a tão desejada prenda. Chegam a casa e não a põem na árvore de Natal, é escondida.

No dia 5 (hoje), pais e filhos deslocam-se a ver a Cabalgata que no fundo é a chegada dos Reis á cidade para distribuir depois os presentes pelas crianças, mas apenas deixam nas que se portaram bem, as outras recebem um carvão com sabor a caramelo, que é vendido nesta altura para o efeito.

 

Há várias Cabalgatas, uma das mais famosas é a de Madrid, mas nós fomos á do nosso "bairro". Confesso que ainda me baralho com este conceito de se mascararem por esta altura e que é umas semanas antes do Carnaval. E a cabalgata é no fundo um desfile de carros alegóricos, de grupos de dança ou bandas tradicionais, portanto um Carnaval sem as meninas do biquini e uma pouco mais dedicado a histórias de crianças sem a sátira social que para problemas já bastam os que têm os pais.

Os vários carros vão passando intercalados com bandas musicais que animam a audiência. Entretanto os ajudantes dos Reis Magos entregam ofertas aos mais pequenos na forma de "caramelos" ou rebuçados e balões. As prendas maiores chegam mais tarde...e só são abertas amanhã logo ao acordar.

Um dos carros que passou foi o Presépio, com a mangedoura, o José e a Maria, que não aparece bem na foto porque estava a socializar.

Depois veio uma série de carros alegóricos que pareciam estar ligados a histórias infantis e contos de fadas, nem todos consegui idenficar mas vimos o Corcunda de Notredame e um em que o boneco parecia o Shrek. Alguns deles pareciam saídos de um desfile da Disney mas mais "low-cost".

 

 

 

 

E podemos pensar: "Mas que faz o Bob Esponja no meio do desfile?"

Bom, como o principal público-alvo são as crianças está explicado. Aqui o Bob faz um sucesso tão grande que houve pais a quebrar as barreiras para que os filhos lhe tocassem...é um "rock star".

As grandes estrelas da noite eram sem dúvida os três Reis Magos que vieram em três carros diferentes. O Melchior, o Gaspar e o Baltasar passaram sempre bem acompanhados e nos carros mais coloridos e compostos do desfile.

 

Uma coisa é certa, há que reconhecer o esforço de todos os envolvidos a organizar este evento. Quando procurei informação vi muita gente a criticar a falta de qualidade porque a comparam com a que há no centro de Madrid, digamos que é quase como comparar o Carnaval do Rio com o de Sines, simplesmente não se faz. Muita gente trabalhou para fazer deste dia inesquecível para as crianças e temos que louvá-lo porque ninguém lhes paga para estar ali, pelo menos não a todos.

Para o ano haverá mais Cabalgatas, quem sabe teremos paciência para ir á do centro de Madrid...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:13




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Janeiro 2011

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031