ATENAS, GRÉCIA

por mmsfr, em 24.06.05

Hoje conhecemos...a capital da Grécia, Atenas.

A visita começa pela zona do nosso hotel junto á Omonoia Square. Descemos até á zona onde começa a Acrópole e foi o que visitámos primeiro(ver post anterior). Vimos a zona do Agora e a pé chegámos até ao famoso Templo de Zeus

(Aqui visto da Acrópole)

A única maneira de realmente explicar a dimensão deste templo via foto é colocar uma pessoa junto a ele. É realmente grandioso.

O templo é também conhecido pelo nome de Olympeion, foi construído no século VI a.c. e é dedicado ao rei dos deuses do Olimpo, Zeus.

Junto a este está outro famoso, o Arco de Adriano.

Este arco é como muitos dedicado a triunfos, neste caso do Imperador Adriano como comemoração das suas vitórias.

O almoço foi na zona de Plaka.

Foi uma das zonas que mais gostei em Atenas, tanto de dia como de noite pela sua grande animação de gente pelas ruas e muitas lojas. É uma zona mais turística sem dúvida e por isso uma boa parte do seu tecido comercial é de souvenirs.

Para comer, aproveitámos uma das suas muitas esplanadas cujos menus incluem: salada grega (com tomate e quejo feta), o gyros (que é como os kebab em que pedaços de carne são colocados num espeto a assar lentamente), slouvaki (espetadas de carne e vegetais) e a moussaka (gratinado de carne, béchamel e beringela).

Fomos até ao Parlamento da Grécia.

Localizado junto á Praça Syntagma e era um antigo palácio que pertencia á familia real grega. Junto ao seu edificio está o Túmulo do Soldado Desconhecido, onde conseguimos fotografar o render da guarda, os Evzones.

Decidimos ir até á praia em Atenas. Apanhámos um eléctrico que nos levou até á linha da praia e onde estão as marinas.

Parámos junto á praia de Batis.

Uma das coisas que mais gostei de ver ao pé da praia, para além de uma senhora a vender milho assado (e não gelados da Olá!!!), foi um grande tabuleiro de xadrez (tamanho humano) que permitia um bom jogo com audiência e tudo.