Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PIAZZA SAN MARCO, VENEZA, ITÁLIA

por mmsfr, em 11.10.10

Hoje conhecemos...a Piazza San Marco em Veneza.

É a sua principal atracção turística por isso tentar tirar fotos sem ter uma multidão pela frente, só ás primeiras horas de luz! Como estávamos em Mestre essas preciosas primeiras horas eram passadas a apanhar o comboio para entrar na cidade.

Há duas maneiras de chegar á Piazza, ou de barco ou a pé. No primeiro dia que chegámos apanhámos um vaporetto, hoje fomos a pé.

Devo admitir que gostei mais de chegar pela segunda opção, primeiro pelo passeio e depois porque pelo lado onde entramos temos uma melhor ideia da dimensão da praça e logo ao fundo vemos a Basílica de San Marco e o Campanile.

 

E do alto do Campanile, a praça ganha outra dimensão. Ainda que tudo pareça feito em miniatura, percebemos logo o seu tamanho principalmente quando olhamos para o resto de Veneza.

De cima parece mais vazia, menos caótica, lá em baixo pombos e turistas vão-se cruzando, param, andam, correm, fotografam, contemplam, sentam, comem. A verdade é que a praça oferece um bom punhado de monumentos num só espaço, entre outras coisas como por exemplo dar comida aos ditos pombos, correr atrás dele, sentar numa esplanada, tomar um aperitivo e comer algo.

Esqueci-me do ouvir música e do dançar...são outras actividades que podem decorrer na praça. A música é clássica, ao vivo junto aos variados restaurantes que as suas arcadas albergam. Dançar já é mais opcional...mas uma vez em Veneza o seu efeito justifica uma outra loucura como este casal a dançar descalço.

Querem romance? Experimentem.

Outra atracção, ofuscada talvez pelas restantes da praça é a Torre do Relógio ou a Torre dell'Orologio, desenhada por Maurizio Codussi.

A hora é indicada por numeração romana II e os minutos por numeração normal (a chamada arábica), que neste caso é o 15, eram duas e um quarto. A separá-los está uma imagem da Virgem.

E por baixo está um outro relógio com numeração romana e os signos do zodíaco.

Chegamos depois á fachada da Basílica di San Marco com o seu estilo bizantino, bastante ornamentado e que infelizmente não consegui ver na totalidade porque o lado esquerdo da fachada está a ser restaurada. 

E logo do seu lado direito vemos o Palazzo Ducale, residência do Dux ou do governador da cidade.

Foi construído no século XIV e serviu também como tribunal e prisão. Foi pelo Palácio que escapou Giacomo Casanova, aprisionado no Poço.

 

 

Nas traseiras do edificio está a Ponte dos Suspiros, que também encontrámos em restauro. Era nela que os prisioneiros vislumbravam pela última vez a bela Veneza antes de entrar para a obscuridão dos calaboços do Palácio.

 

VER GUIA DA CIDADE:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:15




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Outubro 2010

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31