Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



AVE COMBOIO DE ALTA VELOCIDADE, ESPANHA

por mmsfr, em 09.03.11

Hoje andei pela primeira vez num AVE - Comboio de Alta Velocidade de Espanha.

Um país com a dimensão de Espanha acaba por ter várias alternativas em termos de meios de transporte. Hoje por exemplo fui a Barcelona e podia ter ido de avião, comboio ou mesmo de carro para quem aguenta as 5 ou 6 horas de viagem.

O AVE que liga a capital a Barcelona, demora 2h30, é mais caro que um bilhete de avião é certo porque acaba por ficar quase uns 200€ ir e voltar enquanto que de avião conseguimos pelo menos metade. Creio que quem opta pelo comboio buscar outro tipo de conforto e até garantia que um avião não lhe dá.

Ora vejamos, temos que estar no aeroporto pelo menos uma hora antes do embarque, hora essa que gastamos em parte a passar pela segurança e pelos scanners, tira bota, tira cinto, tira casaco e computador, despe e veste. Revista. Nada de águas, nada de liquidos, nada de nada! Depois há que encontrar o terminal correcto e esperar, esperar que o comboio da companhia "low-cost" que escolhemos não se atrase. Esperar na fila para entrar. Medir a mala que levamos para a viagem e afinal por um cêntimetro tem de ir para o porão.

Sobreviver a uma descolagem e a uma aterragem, queremos ir ao WC a meio da viagem mas estamos a passar um troço de turbulência logo ninguém se levanta. O vizinho da cadeira ao lado tem os cotovelos nos nossos rins, etc..

No comboio nada disso e sim demora mais que uma hora de voo, mas se contabilizarmos todo o tempo que passamos dentro do aeroporto chegamos á conclusão que no minimo dispendemos o mesmo tempo. As cadeiras são confortáveis, passam um filme para a viagem e podemos ir ao WC quando nos dá a vontade, além de que podemos ir ao bar esticar as pernas e comer qualquer coisa a preços mais moderados.

A outra vantagem é que um bilhete de AVE é combinado com o que chamam Cercanias, logo se eu moro em Coslada por exemplo e quero ir até á Atocha de onde sai o comboio posso fazê-lo com o próprio bilhete de AVE, basta colocar o seu código numa das bilheteiras e já está.

A sua maior desvantagem é a competitividade de preços face ao avião, por outro lado o comboio onde viagem ia cheio o que realmente me leva a acreditar que do seu lado não vejam necessidade de baixar os preços.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:53




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Março 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031