Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PLAZA DE ESPANHA, MADRID, ESPANHA

por mmsfr, em 19.03.11

Quem vem visitar Madrid desde Portugal e de carro, entrará por esta praça para depois virar á direita e entrar na Gran Via.

Assim sendo é um dos muitos cartões de visita de Madrid e a verdade é que está muito central. Tem junto a si a Gran Via, a igualmente agitada Calle Princesa, a Calle Bailén cujo percurso nos leva ao Palácio Real.

Nesta praça há quase sempre umas tendas montadas com feiras de artesanato, seja de vendedores locais ou de outros países, muitos da América do Sul.

No centro da praça está um monumento dedicado a Cervantes e á sua obra literária. Ele é a figura central do monumento, com uma estátua sua.

 

 

Mas na realidade as figuras que mais disparos de máquinas fotográficas atraem são os seus dois personagens mais famosos: Dom Quixote e o Sancho Pança, representados também eles em estátua.

Dom Quixote, á frente no seu cavalo e o seu fiel e robusto companheiro, Sancho Pança segue-o no seu burro.

Em cima do lado direito está outra personagem sua Dulcinea del Toboso ou Aldonza, filha de Lorenzo. Na realidade creio que a do lado direito, a que trabalha os campos é a última, a mulher que Sancho Pança identifica quando Dom Quixote descreva a sua Dulcinea, que seria por sua vez fruto da sua imaginação. Dulcinea estaria representada do lado esquerdo, uma virtuosa dama. 

No topo do monumento está um globo e várias estátuas a ler as aventuras escritas por Cervantes como representação da universalidade da sua obra que chegou aos cinco cantos do mundo. 

Atrás temos um dos edificios mais conhecidos de Madrid, um arranha-céus de 117 metros de altura construído na década de 50 e que me parecia abandonado, outrora um hotel será depois das obras um condominio de luxo.

Funciona também como parque com arvoredo, zonas relvadas e bancos para quem se quiser sentar. 

 

Á noite, a Praça troca os normais passeios em familia por um ambiente mais jovem mas também um pouco mais decadente. Os "botellón" estão proibidos por lei mas a verdade é que muitos jovens da cidade têm aqui o seu ponto de encontro para beber uns copos (sem pagar num bar) e estar com os amigos.

 

 

VER GUIA DA CIDADE:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:18




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Março 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031