Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BARRIO GÓTICO, BARCELONA, ESPANHA

por mmsfr, em 16.12.10

Hoje conhecemos (ou melhor este fim de semana que passou)...o Barrio Gótico de Barcelona.

Estávamos na Plaça D'Antoni Mauri e entramos numa praça onde está localizada a Catedral, mas antes mesmo de a ver passamos por um dos muitos "mercadillos de navidad" que há pela cidade e até pelo país (Madrid também tem um). 

 

Quando finalmente vejo a Catedral de Santa Eulalia, vejo também que está em obras ou a ser restaurada. Fico logo danada porque tal como as gruas que estão na Sagrada Familia, torna a vida um pouco complicada ao turista que quer levar para casa uma ou outra foto simpática dos locais que visitou. Mas enfim...há que fazer essas remodelações e é um sinal positivo de que se investe para preservar o património.

Vimos a Porta de San Ivo e do lado oposto na Porta da Santa Eulalia fica a entrada para a Catedral.

 

 

Depois perdi um pouco o rumo das ruas por onde andámos, a verdade é que tal como em Veneza, talvez no Barrio Gótico também seja bom "perdermo-nos" (com juizinho é certo) porque só assim exploramos o bairro como deve ser sem a pressão de ir a este ou aquele ponto mais turístico, não há com que se preocupar...tudo acaba por "aparecer".

O que podemos encontrar neste Bairro para além da sua arquitectura gótica e antiga, são lojas com muito charme, bons restaurantes e alguns bares de tapas mais tradicionais e alguns de doces.

 

 

Chegamos depois á Plaza de San Jaume, onde estão frente a frente o edificio do Ayuntamiento de Barcelona e o palácio de la Generalidad de La Cataluña, com a sua arquitectura renascentista. Este Palácio é a sede da presidência da comunidade autónoma da Catalunha, cujo parlamento também se reúne em Barcelona.

Subimos depois a Carrer del Bispe, uma das ruas mais emblemáticas, é estreita e os edificios que a compõem são essencialmente de arquitectura gótica.

Por ela encontramos mais algumas lojas interessantes mas o principal são mesmo os detalhes nos edificios, portas e principalmente da ponte de ligação entre dois deles. As esculturas por exemplo estão sempre presentes no estilo gótico, aqui temos bastantes, mesmo por baixo da ponte olhando para cima vemos algumas.

 

 

E por falar em esculturas, gostei muito desta loja que está no inicio da rua, havia esculturas de várias estrelas do mundo da música e do cinema, que se misturam com outras mais folclóricas e até brejeiras ou "kitsch", dependendo do gosto de cada um. 

Depois andámos um pouco mais desorientados, mas foi bom "perdermo-nos" um pouco porque sempre aproveitámos para encontrar um cantinho mais interessante ou mais uma montra apelativa.

Pelo o caminho vamos ouvindo música dos vários músicos que se espalham pela parte mais antiga da cidade, neste caso a música soava-me a andaluza, mas admito ser pouco entendida na matéria.

 

 

Encontramo-nos na Plaça San Josep Oriol, vemos mais lojas interessantes, na rua estão montadas pequenas bancas de vendedores de arte e a Igreja de Santa Maria del Pi.

 

 

Percorremos depois a Carrer de La Palla, nesta rua encontra-se a famosa loja Caelum, conhecida principalmente pelos seus produtos "gourmet" e pela divulgação da gastronomia regional e até nacional se pensarmos que até doces de Toledo vendem. 

 

Encontramos algumas lojas de brinquedos que vendem réplicas de brinquedos antigos que nas montras se misturam com os modernos.

 

 

Terminamos na Plaça Nova, ou seja, por onde começámos. O "mercadillo" de Natal tem o nome de Fira de Santa LLucia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:21




Guia de Cidades


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Dezembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031