Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



VISEU, PORTUGAL

por mmsfr, em 19.05.05

Viseu é uma cidade que fui conhecendo ao longo do tempo e desde a primeira visita que sempre adorei a cidade.

Era mais pequena que Lisboa, as pessoas conheciam-se e enchiam as ruas, havia sempre as feiras para os emigrantes que animavam ainda mais a cidade.

O meu pai nasceu numa aldeia do concelho de Mangualde, distrito de Viseu. As visitas a esta cidade eram por isso mais frequentes e tinham aquele gosto especial de sair da aldeia onde estávamos a passar férias e ir ali passear. Mas os encantos de Viseu são mais que muitos e nem eu consigo explicá-los muito bem.

 

Uma das ruas que mais gosto é a Formosa e todas as pedestre á sua volta, o seu comércio e principalmente as suas pastelarias, onde podemos provar o Viriato, o tributo culinário ao líder da tribo lusitana, o pastor e o guerreiro. 

Um dos monumentos mais relevantes da cidade é a sua Sé. A primeira foi construída no século XII sob o reinado de D. Afonso Henriques, depois foi renovado várias vezes a última das quais lhe conferiu o seu estilo maneirista.

Na sua fachada, estão nichos com com as figuras de São Teotónio, o padroeiro da diocese e da cidade, assim como Nossa Senhora da Assunção. 

No seu interior, podemos contemplar o tecto com a abóboda de nós.

Passamos depois no Museu Grão Vasco, um antigo Paço Episcopal que está ao lado da Sé e que hoje expõe as obras de Vasco Fernandes e de outros artistas da sua época. Algumas das obras de Grão Vasco ali expostas são a "Ceia", "São Pedro" e a "Anunciação".

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:53




Guia de Cidades


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Maio 2005

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031