Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



OROPESA, ESPANHA

por mmsfr, em 06.11.10

Hoje conhecemos...Oropesa, na província de Toledo e que pertence á comunidade de Castilla-La Mancha.

Sempre me tinha dado curiosidade de conhecer esta terra pelo simples facto de que cada vez que faço a viagem Madrid-Lisboa, vejo um "pueblo" com um ar engraçado no alto de um monte do lado esquerdo da estrada. As placas diziam Oropesa, Largatera e outras terras e até descobrir que esta era Oropesa demorei...

Então este Sábado de manhã fui de carro até lá. A primeira coisa que vemos antes mesmo de entrar é o Castelo e fui justamente próximo deste monumento que estacionei o "coche".

Junto ao Castelo está a antiga casa dos Condes de Oropesa, agora transformado em Parador de Oropesa (Pousada) e com privilégios para uma vista magnifica da Serra de Gredos. 

Quando passamos a sua grande porta, cruzamos um túnel e chegamos a uma praça que divide a zona do Parador com a do Castelo. Ali vemos a torre de Menagem do Castelo, ainda bem preservada. Estupidamente, não levei dinheiro o que me impossibilitou de visitar o Castelo por dentro, ainda para mais do lado de fora ouvíamos o que parecia ser uma banda que tocava músicas do tempo medieval, um cartaz fazia anunciar a Feira Medieval, fica para a próxima.

 

Pelas ruas encontramos placas que nos indicam a "ruta monumental" a seguir, esta igreja era o nº4, a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção.

Num pequeno pátio contíguo á igreja está uma estátua de San Alonso de Orozco, a placa diz Oropesa 1500, Madrid 1591. O que significa que nasceu aqui e morreu com 91 anos em Madrid, digamos que viveu uma vida longa e preenchida. Era padre e também escritor, o seu fervor religioso contagiou muita gente na altura tornando-o muito conhecido. Foi beatificado no século XIX. 

Já perdida pelas ruas de Oropesa, encontrei alguns edificios interessantes, um deles foi este cabeleireiro para homens com uma sugestiva decoração medieval.

Reencontro o caminho correcto quando chego á Plaza del Navarro, um dos principais pontos de encontro dos locais e onde está também o Ayuntamiento. 

Aqui encontramos algum comércio mas essencialmente bares e restaurantes, com pequenas esplanadas e vi muitos a picarem enquanto bebiam a sua "caña". 

Fiz depois o trajecto de volta ao carro que estava perto do Castelo, pelo caminho fiz uma rua que mantém ainda um pouco do charme medieval que confere a Oropesa um bom nível de interesse. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:31




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Novembro 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930