Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CATEDRAL DE SANTA MARIA, GIRONA, ESPANHA

por mmsfr, em 03.05.11

A nossa visita a Girona não estaria completa sem entrar na sua catedral.


Por fora é fantástica, com a sua fachada de arte barroca, muito trabalhada com várias esculturas. A enorme escadaria proporciona uma vista fabulosa para a praça da Catedral e um pouco sobre a cidade.


Decidimos entrar e fazer a visita (que é paga mas o audio-guia vem incluído), tirar fotos no seu interior não é permitido e por isso não tenho nenhuma, tirei apenas ao claustro porque acredito que não trará riscos á conservação da mesma.

 


Do lado esquerdo na entrada está um pequeno museu que visitámos no final. Depois entramos na catedral que tem a nave de estilo gótico mais larga do mundo (23 metros), a seguir á da Basilica de São Pedro em Roma, pelo menos foi o que nos disse o guia. Não conheço a de Roma, mas esta pareceu-me muito escuro e pouco ornamentada, pode ser grande mas nem por isso é mais espectacular que outras mais pequenas. Quase ao centro da nave está o orgão que em muitas catedrais vemos num piso superior mas que aqui está ao nível do solo.
Vimos as várias capelas na nave central e também o seu altar que ao centro tinha uma estrutura em prata muito bem trabalhada.
Pelo guia apercebemo-nos que a Catedral começou a ser construída no século XI, mas ao longo do tempo foi sendo ampliada e restruturada, por exemplo a sua fachada só ficou concluída no século XX.


Da nave passamos para o claustro, pequeno mas com o seu charme, subimos umas escadas e chegamos a uma sala museu onde estão expostos alguns dos trajes utilizados pelos padres, bispos,etc.. em celebrações religiosas, são autênticas preciosidades bem conservadas que mostram o detalhe e a riqueza de cada peça usada por eles. São obras de arte que ao mesmo tempo nos levam a pensar no dinheiro que a igreja gasta para este tipo de opulência.
Passamos depois para a parte do museu com várias peças expostas ligadas á decoração da catedral assim como algumas biblias, mas a sua peça principal é uma impressionante tapeçaria sobre a criação do mundo do século XI. É realmente de ficar de boca aberta e uns bons minutos a contemplá-lo. Primeiro, é espantoso o seu nível de conservação considerando o tempo que tem, depois toda a história e a maneira como está feito, valeu o bilhete inteiro.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:51




Guia de Cidades


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Maio 2011

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031