Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CASTELO DE LEIRIA, PORTUGAL

por mmsfr, em 05.05.05

Na minha rota de trabalho tenho uma parte da zona Oeste que me leva a visitar locais como Óbidos, Caldas da Rainha, Torres Vedras e neste caso também Leiria.

Aproveitando a hora do almoço, comi uma sandes no carro e subi até ao Castelo de Leiria para o conhecer por dentro.

O Castelo medieval encontra-se com um bom estado de conservação apesar da idade, é considerado um dos melhores exemplos da transformação de um Castelo a Palácio onde viviam os reis.

A actual Torre de Menagem mede cerca de 17 metros, foi construída onde anteriormente D. Dinis tinha mandado construir uma e foi utilizada também como prisão. 

No interior das suas muralhas estão as ruínas de vários edificios que compunham o Castelo como igrejas, paços do rei ou episcopais e a Torre de Menagem que neste caso está bem conservada.

Um dos primeiros edificios que vi foi o da Igreja Nossa Senhora da Pena, foi reconstruída durante o reinado de D. João I.  

 

O seu estilo Gótico cruza-se com alguns pormenores do estilo Manuelino.

Entramos depois na zona dos Paços da Rainha ou Paços Novos, com a remodelação feita por D. João I.

 

Aqui encontramos a varanda com arcos góticos que marca a linha exterior do Castelo e que lhe confere um ar mais palaciano. Além disso proporcionam uma boa vista de Leiria. 

 

Caminhando pelas suas muralhas podemos ter uma vista 360º de Leiria, bom quase, porque tem algum arvoredo o que implica não ter um campo de visão completamente limpo, no entanto podem ver o estádio do clube de futebol da cidade, construído em 2004 para ser utilizado no Europeu de Futebol. 

As suas coloridas cadeiras, talbém utilizadas em Alvalade servem para dar a sensação de que embora vazio, o estádio pareça cheio. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:36




Guia de Cidades


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Maio 2005

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031