Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CATEDRAL NOTRE-DAME, PARIS, FRANÇA

por mmsfr, em 17.05.11

É uma das catedrais mais famosas do mundo graças ao Victor Hugo e ao seu corcunda Quasimodo, que tornam ainda mais imortal a história de Notre-Dame.

Localizada na Île de la Cité, com uma vista priveligiada para a cidade e para o Sena.

 

A Catedral é de construção gótica e achei a fachada oeste impressionante, tanto em tamanho como na riqueza dos detalhes nela trabalhados. Tem três portais, o da Virgem, o do Julgamento e o de Santa Ana. 

Mas para mim um dos elementos que suscita maior atenção são as gárgulas e sempre que via fotos desta Catedral lembrava-me de uma que vigiava Paris com o seu ar assustador e feroz, quem diria que servem para escoar água...

Gostei também da linha de estátuas que acompanhava toda a fachada, chama-se Galeria dos Reis e representa os monarcas franceses. Do pouco que vi de Catedrais vejo que é comum fazer estas linhas de estátuas ou com reis ou com membros da igreja como cardeais ou até papas.

Visitar o interior

Entrar na Catedral parecia ser um desafio, vimos uma grande fila á espera e pensávamos que se pagavam bilhetes, mas é de entrada livre (ou pelo menos era naquele dia ou áquela hora em que se celebrava missas da Páscoa), cometemos um pequeno "crime" e cortámos a fila entrando directamente. Eu sei, não é bonito mas eu também acho que está muito desorganizado porque os locais entravam sem esperar só os turistas faziam uma fila porque na realidade não sabiam muito bem porque estavam nela e tudo aquilo parecia tonto, um desperdicio de tempo. A solução seria organizar uma fila oficial, com aquelas tiras separadoras e evitar este tipo de constragimento em época alta.

Não fosse esta provavelmente a quinta catedral que tínhamos visto durante a nossa "road-trip" por França e diria que o seu interior era dos mais belos que já tinha visto, no entanto sendo de facto extraordinária não foi surpreendente. Uma vez mais é nos detalhes que se torna grande e imperdível.

Tivémos ainda a sorte de assistir a uma parte da missa que estava a decorrer, eu não sou religiosa ou crente, mas há algo de belo nessas celebrações quando são bem feitas. Ouvimos os cânticos e contemplamos uma catedral cheia de gente que contrastava com tudo o que tínhamos visto até então, onde só os turistas preenchiam os espaços vazios.

 

 

 

Numa das capelas estava uma réplica da Catedral onde temos melhor percepção da sua arquitectura exterior.

Ao lado da estátua de Saint Térese estava a da Joana D'Arc, a única santa ali representada com uma indumentária de guerreira. A sua importância na história de França incontornável, são várias as cidades que lhe prestam homenagem e foi nesta mesma Catedral que no inicio do século XX ela foi beatificada.

A visita ficaria completa se tivéssemos subido á torre norte para ter uma visão da própria Catedral e da cidade, no entanto e porque a missa estava a decorrer não nos foi possível fazê-lo. Fica para uma próxima visita.

 

VER GUIA DA CIDADE:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:00




Guia de Cidades


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Maio 2011

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031