Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PASSEIG DE GRÀCIA, BARCELONA, SPAIN

por mmsfr, em 14.12.10

Falemos desta emblemática avenida de Barcelona, ampla e sempre cheia de gente que se passeia por ela enquanto vê montras de marcas como Dolce & Gabbana, Cartier, Loewe, entre outras. Já por isto sabemos logo em que tipo de rua estamos ou zona. Situada no baixo de Eixample, um dos bairros mais "posh" da cidade, é uma rua que vale não só por ver as lojas que mencionei mas principalmente para apreciar a arquitectura nela presente.
De caras falamos de dois famosos edificios desenhados por Gaudí, a Casa de la Pedrera e a Casa Batlló, o que faz com que estando em Barcelona é obrigatório passar por esta rua...
A primeira que encontrámos está no inicio da avenida do lado esquerdo, é a Casa Batlló.
Quando a vi pela primeira vez era de noite e estavam a filmar um videoclip, não tive qualquer percepção da sua beleza, depois de vê-la melhor tanto de noite como de dia, é extraordinária. Toda a linha do edificio em que quase não vemos linhas rectas, os pormenores e formas das varandas do primeiro andar...que eu adoro.

Agora entendo porque um amigo meu que estudava arquitectura veio fazer Erasmus a Barcelona e nunca mais voltou...

Se pudesse ficava horas a estudar cada um dos detalhes concebidos por Gaudí e pelos seus colaboradores. As colunas com um formato de ossos, as varandas caveira, mas tudo é subtil, será mesmo uma caveira? Serão mesmo ossos?

Ao mesmo tempo ele rompe com tantos arquétipos que existam na altura sobre como deveria ser um edificio que é louvável, estava mesmo á frente do seu tempo e acho que não conheço muitos arquitectos, que tendo construído casas residenciais (que não sejam palácios) tenham tanto sucesso como ele, foi criativo e irreverente.

 

 

 Mas a prova de que naquela época Barcelona era um vibrante centro de grandes arquitectos, logo ao lado da Casa Batlló está a casa Casa Amatller desenhada pelo arquitecto Josep Puig i Cadafalch (que nome!).

 

A casa foi concebida para um conceituado chocolateiro da época de seu nome Antoni Amatller e faz parte do que chamam a Illa de la Discòrdia ou a Manzana de la Discòrdia, cujo nome é alusivo a este quarteirão em particular onde três casas se destacam, as duas que falo anteriormente e a Casa Léo Morera, que alberga actualmente a luxuosa loja da Loewe.

A história da Manzana de La Discòrdia vem da mitologia grega sobre uma disputa entre três deusas Hera, Afrodite e Atena numa festa do Olimpo, provavelmente as três casas representam as três deusas numa disputa sobre quem merece o troféu de melhor casa. Espelho meu...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:26




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Dezembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031