Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PARQUE DO RETIRO, MADRID, ESPANHA

por mmsfr, em 11.06.10

Esta foi na realidade a primeira vez que pus os pés no Retiro e já tinha vindo a Madrid antes. A questão é que se visitamos a cidade apenas dois dias não deixa muito tempo para conhecer o Parque e apesar de termos ficado aqui a manhã tenho a perfeita noção de não ter visto tudo.

Entrámos pela Porta de Espanha, viramos á direita onde encontramos El Parterre, com a sua estrutura típicamente francesa, um campo relvado ao centro coroado com uma fonte.

Subimos pelo Paseo de Paraguay onde podíamos apreciar um pouco melhor a vista desta parte do jardim. Dali pudémos ver os ciprestes com estas curiosas formas e que dão logo outro ar ao espaço.

 

Vemos então a Fonte da Concha, concebida no século XIX, feita com tijolo e uma concha ao meio onde os peixes vão deitando a água. 

Chegamos depois á zona mais emblemática do parque, o monumento ao rei Alfonso XII que fornece a paisagem ideal para quem passeia no lago. Uma das principais actividades é mesmo alugar estes barquinhos. Nas ruas adjacentes é onde encontramos um maior número de vendedores ambulantes e de músicos.

Seguimos pela linha do lago e chegamos ao Palácio de Velázquez, construído no século XIX para uma exposição sobre a indústria, como a cerâmica, a metalúrgica, etc.. 

O seu nome não vem do pintor mas sim do arquitecto Velázquez Bosco que desenhou o Palácio de Cristal que se encontra no jardim. Foi construído em 1887 para a exposição das Ilhas Filipinas. É utilizado muitas vezes para exposições de arte mas no momento em que fomos não vimos nada semelhante. Estava vazio e bastante quente, é claramente uma grande estufa. 

A estrutura em ferro e em vidro, tem no seu exterior alguns detalhes que lhe conferem mais cor. 

E em frente podemos encontrar um lago artificial com um grande variedade de vegetação e árvores, assim como alguns animais. Ainda consegui apanhar esta familia de tartarugas mas essencialmente o que vimos foram uns cisnes negros.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:12




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Junho 2010

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930