Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BASILICA NOTRE-DAME DE FOURVIÉRE, LYON, FRANÇA

por mmsfr, em 23.06.11

Logo na praça de Bellecour conseguíamos vislumbrar a beleza da Basílica de Notre-Dame de Fourviére. Situada na colina com o mesmo nome, ocupa o lugar onde antes estava uma pequena igreja do século XV.

O acesso á basílica faz-se através de um funicular que sai da Place de St. Jean cuja viagem faz também parte da experiência da visita. 

 

 

Construída no século XIX, a sua arquitectura combina o estilo romanesco com o bizantino, este último muito presente no interior da basílica.

 

Antes de entrar, descemos á cripta de St. Jean. É uma boa descida e o melhor é que não é como outras criptas, escuras e húmidas. Esta tinha uma iluminação razoável, para além de uma boa dimensão. 

Não encontro palavras para descrever a beleza e a riqueza do seu interior. Numa clara demonstração de opulência e poder, não pouparam em nenhum detalhe, em nenhum mosaico cujo ouro vem enaltecer ainda mais.

 

 

Também os vitrais marcam a sua presença, coloridos e carregados de história, parecem um livro aberto. E para os devotos, as várias capelas têm o seu espaço de velas para pedir ajuda ou simplesmente agradecer. Nós acendemos uma, não que sejamos crentes, mas um pouco de fé nunca fez mal a ninguém e tínhamos por quem pedir. 

 

Uma visita ao seu interior, requer tempo para admirar cada detalhe, cada história contada por vitrais, mosaicos, estátuas, etc.. Olhamos para cima e para os lados mas será também importante olhar para o chão, enriquecido com mármore e um padrão geométrico que se mistura com as flores desenhadas pela junção de pequenos mosaicos. 

No exterior, podemos descer até ao seu miradouro e ter uma panorâmica da cidade de Lyon e mesmo ao lado está o Restaurante de Fourviére, onde se pode comer as delicias locais enquanto se disfruta desta maravilhosa vista. 

 

 

Uma das estátuas mais emblemáticas é a do Arcanjo Miguel (L'Arcange Michel), o líder dos exércitos celestiais daí a lança na sua mão.

No topo da capela adjacente á basílica, está a estátua da Virgem Maria toda ela em ouro. Quando vemos a panorâmica da basílica ela sobressai de tudo o resto. 

 

Website: http://www.fourviere.org/fr_FR/english.php 

 

VER GUIA DA CIDADE:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:14




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Junho 2011

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930