Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PANTEÃO, ROMA, ITÁLIA

por mmsfr, em 27.07.11

O nosso hotel ficava muito próximo do Panteão, desde a Via Arco de Ciambella demoramos uns cinco minutos (se tanto) a chegar até á Piazza della Rotonda onde está localizado.

A primeira vez que o vimos foi de noite, saímos da Piazza Navona para ir á Fonte Trévi atirar a moedinha. De noite é impressionante, mais obscuro e misterioso, acaba por ser a estrela da charmosa praça onde se concentram muitos turistas principalmente aquela hora onde alguns artistas de rua a tornam ainda mais animada.

A segunda vez que passámos, outra vez de noite, estava um cantor de Ópera que "esgotava" a praça, cantava Andrea Bocelli e fazia com que todos se perguntassem porque é que estava ali na rua a cantar sendo tão talentoso.

 

A versão do Panteão que vemos hoje é do século 125 d.C. que o imperador romano Hadrian mandou construir após a primeira versão de Agrippa a 24 a.C. ter sido destruída num incêndio. É o nome de Agrippa que está escrito no pórtico do Panteão.
Quando entramos a visão da cúpula é impressionante, tem um óculo que lhe permite ter bastante luz e um bem conservado chão de mármore. 

 

Estão ali sepultados figuras importantes da história italiana, entre eles o Rei Vitor Emanuel II, o "Pai da Pátria" como diz a placa. Mas há outras como a do artista Rafael e ou do Rei Humberto I.

Construído como um templo para os deuses romanos, torna-se mais tarde num monumento religioso. A sua fachada greco-romana contrasta com o seu interior com pinturas religiosas.

A entrada no Panteão é gratuita e livre de filas (felizmente!). Na praça podemos ver ainda a Fonte do Panteão, que ao centro tem um obelisco egípcio.

 

De noite, a praça enche sobretudo com turistas que jantam nas várias "trattorias" e aproveitam o bom ambiente. Outros sentam-se junto á fonte a saborear um gelado que compraram numa das gelatarias que há ali perto.

 

VER GUIA DA CIDADE:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:32




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Julho 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31