Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CENTRO GEORGES POMPIDOU, PARIS, FRANÇA

por mmsfr, em 19.08.11

Inaugurado em 1977, este centro nacional de arte e cultura é já um marco de Paris. Com a sua arrojada arquitectura, animação nas praças e ruas circundantes, é díficil ficar indiferente, no nosso guia podia ler-se que é como se fosse um edificio virado do avesso, onde as tubagens e condutas funcionam também como elementos decorativos.

Nós que tínhamos visto várias fotos do centro ainda assim ficámos surpreendidos. Podemos até dizer que choca um pouco com a arquitectura mais clássica que tem á sua volta mas a arte tem destas coisas. A outra coisa que causa alguma estranheza é a loja da Tommy Hilfiger mesmo em frente com a sua arquitectura de casa típica norte-americana, mas ao que parece e como algumas das exposições que estão no centro, a loja é temporária e itinerante (a seguir vai para outras cidades europeias). 

 

No seu interior o Museu Nacional de Arte Moderna, oferece aos seus visitantes a possibilidade de ver obras das escolas do Surrealismo, Cubismo, entre outras. Nas várias salas e pisos estão quadros de Picasso, Miró, Mondrian, etc..

E logo ao lado na Place Igor Stravinski vemos mais manifestações artística, seja esta imensa figura (irreverente) de Einstein ou as esculturas na Fonte com o mesmo nome da praça, em honra ao compositor natural de São Petersburgo. 

Criadas por Niki de Saint Phalle e Jean Tinguely, as esculturas com dispositivos mecânicos que as fazem estar em constante movimento são alusivas ás obras de Stravinski. 

 

 

 

 

Ainda nessa praça está o edificio do IRCAM, que é um instituto que se dedica á pesquisa, composição e divulgação da música. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:20




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Agosto 2011

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031