Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PUERTA DEL SOL, MADRID, ESPANHA

por mmsfr, em 26.11.10

Já passei tantas vezes pela mais movimentada praça de Madrid e só hoje lhe dedico um post.

Conhecemo-la num dos seus pontos altos, a "nochevieja" (passagem de ano). A praça enche-se de gente, de música (na altura o grande êxito era o da Madonna - "Hung up"), de luz e de cor. Vendedores chineses e indianos vendem champanhe e a organização dá copos de plástico, dançamos sem tirar os olhos do relógio que está na torre do antigo edificio dos Correios, quando ele nos diz que entrámos num ano novo, a festa continua. Hoje quando contamos aos nossos amigos espanhóis que adorámos essa passagem de ano, olham-nos como se fossemos o E.T.

Como local turístico e de grande passagem de gente acaba por ter do melhor e do pior, além de que os últimos acontecimentos de protestos e acampamentos não lhe faz grande justiça.

 

O pulso da cidade mede-se por esta praça, se não está sempre cheia algo se passa. Nela está também o quilómetro zero, este é o ponto de partida para saber a distância até outros pontos do país e como se não bastasse, também aqui está o símbolo de Madrid, o urso e medronheiro.

Ao centro, uma estátua equestre do Rei D. Carlos III da dinastia de Bourbon e por toda a praça encontrámos animação. Sejam os homem-estátua, ou as figuras da Disney para cativar os mais pequenos e sacar dos pais alguns euros, os vendedores de balões com o mesmo objectivo ou demonstrações músicais e artísticas. 

No Natal e mesmo com frio, continuamos a ver uma multidão na praça, comprar no El Corte Inglês ali perto era quase uma tradição nesta época e como se não fosse suficiente para atrair pessoas ao local, há também a árvore de Natal, não tão tradicional como se gostaria, com uma estrutura de metal que honestamente pode ser extraordinária de noite com a iluminação, mas durante o dia não tem encanto.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:37




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Novembro 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930