Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



SÉ, LISBOA, PORTUGAL

por mmsfr, em 17.09.11

Portugal é um país recheado de bonitas igrejas, que quando comparadas com as de França e Itália podem parecer menos interessantes. A Sé ou a Igreja de Santa Maria Maior, uma das mais importantes da cidade de Lisboa parece, quando comparada a outras menos espectacular. Mas se pensarmos em toda a sua história rápidamente entendemos a importância de visitá-la.

 

É também o seu entorno que lhe confere beleza, uma das imagens de marca de Lisboa que enchem ímans, t-shirts, postais e os cartões de memórias das máquinas digitais de muitos que visitam a cidade ou que nela vivam mas apreciem fotografia. Falo claro da célebre foto do eléctrico 28 a passar em frente á Sé.

 

 

Uma vez dentro, parece um lugar sombrio que vai ganhando luz á medida que andamos em direcção á Capela-Mor. O que impressiona é a sua capaz de sobreviver, falamos de uma igreja que foi construída após a conquista da cidade aos Mouros por Afonso D. Henriques e o seu exército. Isto significa que a primeira construção é do século XII, mas muito se passou desde então e a igreja sofreu várias remodelações que lhe conferiu estilos diferentes desde o gótico ao romântico.

Logo ao entrar, no lado esquerdo uma capela revela um móvel recheado de pequenas riquezas. 

 

No altar está um orgão do evangelho do século XVIII, os tectos decorados e as tonalidades mais claras conferem-lhe uma zona de luz que contrasta com o resto da Sé.

 

 

A Capela de S. Vincente presta homenangem á lenda e ao santo padroeiro da cidade.

 

Acabámos por não visitar os claustros, fica para a próxima.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:52




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Setembro 2011

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930