Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CASTELO DE CHAMBORD, FRANÇA

por mmsfr, em 30.04.11

Não demorámos muito desde Orleães até chegar á zona de Chambord. O trajecto é algo de maravilhoso, tudo á volta é verde ou amarelo ou lilás ou tudo junto se tivermos sorte.

A beleza do lugar era tal que até nos perdemos num desses campos floridos, até percebemos que estávamos numa estrada sem saída á nossa frente só entraria um tractor.

Sabemos que estamos no lugar centro quando uma placa nos diz: "Domaine National de Chambord".

Tínhamos visitado Versalhes antes, poderia ter retirado a Chambord o seu devido protagonismo. Mas não. É único e especial, para não falar no seu entorno, no lago com os barcos e de toda natureza que o rodeia. É grandioso e dá que pensar que tenha sido construído para servir de alojamento real para quando o Rei saía para caçar.

 

Construído no reinado de Francisco I, Chambord é um magnifico exemplo do tipo de construções sumptuosas que tanto agradavam a este rei que tinha uma grande admiração pelo o Renascentismo italiano e por um dos seus grandes protagonistas, Leonardo Da Vinci a quem supostamente teria pedido para criar o castelo que serviria para albergar a côrte quando saiam para caçar.

No ano de 1519 a construção começa mas só terminaria na sua totalidade um século depois.

Logo ao entrar vemos a fantástica (e famosa) escadaria de dupla-hélice cujo formato permite que a pessoa que sobe não se cruza com a que desce.

 

Conhecer o Castelo e o seu interior é também conhecer as várias personagens importantes que por ele passaram e que de uma maneira ou de outra deixaram a sua marca. Um dos quartos mais luxuosos era o de Luis XIV com a cama dossel, o chão completamente trabalhado e duas grandes tapeçarias adornavam a zona da cama. 

Outro ponto de interesse é a salamandra de porcelana, que hoje está reconstruída com peças dos três que existiam antes que foram comprados pelo Marquês de Saxe. 

Noutra das alas uma reconstituição de como seria o quarto de Francisco I, a placa explica o espírito viajante e aventureiro do Rei e que por isso todos os móveis que transportava nas suas viagens tinham que ser desmontáveis. Onde ficasse instalado as paredes seriam cobertas com belas tapeçarias para aquecer o quarto. 

 

Mas quando o rei estava em Chambord, instalava-se num outro quarto que alguns séculos mais tarde seria o Quarto da Rainha, D. Maria Teresa de Espanha casada com o Rei Sol, D. Luís XIV. Depois da morte da rainha é Madame Maintenon que ocupa o quarto quando acompanha o Rei a Chambord. Antiga amante e confidente, foi a segunda mulher do Rei e grande rival de outra conhecida dama e amante do Rei Sol, a Marquesa de Montespan. 

 

No Castelo está também uma capela onde há entrada está uma estátua de Isabel de França, a princesa que foi executada durante a Revolução Francesa uma vez que era irmã do Rei Luís XVI. O monumento de homenagem foi oferecido ao comandante de Chambord. 

 

Fica por relatar aqui uma grande parte do interior do Castelo, mas seria um post demasiado longo já que são muitas as salas que foram preparadas para retratar as épocas vividas neste espaço. Algumas relembram a sua função como uma logo ao inicio com uma exposição dedicada á caça. 

 

 

Por outro lado também o exterior era de grande interesse, subimos uma grande escadaria lateral e a vista era impressionante.

 

Na zona dos telhados, um dos pontos mais altos do Castelo podemos ver o extenso campo relvado que está junto á entrada e o rio Cosson que passa ali ao lado. Dizem que o Rei queria que passasse por ali o rio Loire em vez do que está actualmente, dentro de todas as ideias megalómanas esta foi uma que conseguiram dissuadi-lo.

 

Ao sair passamos por uma sala onde podemos comprar todo o tipo de lembranças sobre o Castelo assim como alguns produtos da região. 

A entrada custa 9,5€ por pessoa e oferecem um guia que está disponível em várias línguas, uma delas o português.  

 

 

Website: http://www.chambord.org

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:40




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930