Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CAPELA DO MUSEU NACIONAL DE SAN GREGORIO, VALLADOLID, ESPANHA

por mmsfr, em 12.10.11

Entrámos na Plaza de San Pablo e seguimos pela Calle de las Cadenas de San Gregório onde vemos a fachada do Colégio do Santo que dá o nome á rua. Foi uma das maravilhas de não ter preparado a visita á cidade foi ter descoberto o museu (e a sua capela) que está para lá trabalhada fachada gótica do Colégio.

A outra grande surpresa foi que quando pedimos dois bilhetes para entrar não nos cobravam, ao que parece aos Sábados á tarde não se paga. Creio que poderia naquelas listas de coisas para fazer sem gastar dinheiro. Antes de entrar nas várias salas do Museu começámos a visita como indicava o mapa, pela Capela.

 

Foi construída no final do século XV e nela foi enterrado Alonso de Burgos, o confessor dos Reis Católicos.

Várias peças originais da Capela desapareceram durante pilhagens após as várias guerras que por ali passaram, a mais importante foi exactamente o sepulcro do frade Alonso de Burgos. No entanto outros figuram dentro do pequeno espaço da capela, como o túmulo dos Senhores de Cotes que foi recuperado da Igreja de São João em Olmedo.

 

Ao centro um trabalhado retábulo de madeira ocupa o lugar que pertenceu a um outro pedido pelo frade de Burgos. Na parte do museu estão algumas partes dessa obra construída por Gil de Siloe responsável pelo retablo que decora a Capela de Santa Ana da Catedral de Burgos.

Do lado direito do retábulo, uma estátua em bronze do Duque de Lerma. A placa explica que o duque deveria ser uma importante figura na corte de Filipe II para ter replicado a estátua do monumento fúnebre do seu antecessor, o rei Carlos V que está enterrado no Escorial.

Como símbolo do seu poder e riqueza, Francisco Sandoval encomenda para si e para a sua mulher, Catarina de la Cerda, o referido monumento. O primeiro duque de Lerma era um "valido" (válido ou favorito) do rei, que não era um cargo oficial mas sim um confidente a quem a mais importante figura do reino depositava a sua confiança. 

Seguimos depois para o museu para ver a sua exposição onde se destacam os maravilhosos retablos em madeira.

 

Artigos Relacionados:

 

 Plaza

Mayor

 Plaza de San

 Pablo

 Gelataria

Iborra

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:14




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Outubro 2011

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031