Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PALÁCIO DO LOUVRE, PARIS, FRANÇA

por mmsfr, em 09.11.11

Fazer uma "road trip" tem vantagens e desvantagens principalmente se o planeamento não é bem feito. Como o lema era paramos onde nos apetece, passar por Paris significava não ter uma agenda definida, assim que quando decidimos visitar o Louvre fomos tão ingénuos ao ponto de pensar que não íamos apanhar uma grande fila para entrar. Pois estava uma para entrar e outra para comprar bilhete. Tínhamos um dia e meio em Paris e acabámos por aproveitar só o exterior do Louvre(duas vezes em Paris continuo sem entrar no museu).

 

O exterior é igualmente relevante e repleto de coisas para ver. Entrámos pela zona do jardim de Tulleries onde o seu campo relvado convida a sentar, descansar por um momento e apanhar um bom banho de sol. Além disso, podíamos ver dois dos monumentos mais icónicos de Paris: a Torre Eiffel e a Pirâmide do Louvre.

Na Place du Carrousel podemos ver o Arco do Triunfo, construído no século XIX a pedido de Napoleão Bonaparte. A fonte de inspiração foi o Arco de Constantino em Roma. 

Foi construído para celebrar as suas vitórias e a quadriga que está no topo foi colocada como homenagem á Restauração Francesa. 

Do lado direito da pirâmide está a estátua do famoso Rei Sol, Luís XIV. Na nossa viagem por França vimos umas quantas estátuas equestres deste rei, no entanto esta pareceu-me completamente, talvez por ser um "retrato" mais jovem do rei ou porque me faz lembrar o seu quadro de familia em que o pintam como se fosse um Deus romano. 

Ao centro da Cour Napoléon, a famosa Pirâmide do Louvre que é a porta de entrada para o museu. Teremos que esperar uma outra oportunidade para conhecer ao vivo La Gioconda ou a Virgem e o Menino Jesus, obras de Leonardo Da Vinci.

 

Houve ainda tempo de molhar os pézinhos num dos lagos que está ao lado da pirâmide. Estava calor e sentimos que fazia parte da experiência "turística" da visita ao Louvre por isso quisémos experimentar. 

Depois assistimos a episódio curioso, a praça foi invadida por seguranças que começaram a formar um perímetro de segurança. O motivo: a suspeita de um ataque terrorista. Na realidade os seguranças estavam mais exaltados que os demais, é certo que uma ameaça dessas é coisa séria mas era na realidade uma mulher que aparentemente estava a ter um comportamento estranho e parecia estar a deixar um saco de plástico dentro de um dos cubos de iluminação. 

Surge rápidamente uma equipa de militares que lhe pedem que se identifique e os seguranças já permitiam a circulação.  

 

 

 

VER GUIA DA CIDADE:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:30




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930