Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



MONUMENTO NACIONAL A VÍTOR EMANUEL, ROMA, ITÁLIA

por mmsfr, em 10.11.11
< p>Foi logo dos primeiros monumentos que nos saltou á vista quando fazíamos a nossa viagem de autocarro desde a estação até ao nosso hotel na zona do Panteão.</p>

Uma grandiosa homenagem ao rei que unificou Itália, construído no final do século XIX e inaugurado em 1911.

Depois de ler vários guias antes de visitar Roma, percebemos que este monumento desperta um sentimento de amor-ódio na cidade. A verdade é que acaba por destoar de tudo o que vemos, talvez seja o seu estilo ou o mármore branco que contrasta com os tons terra dos edificios mais antigos da cidade.

 

É conhecido como Altare della Patria ou Il Vitoriano, tem uma estátua equestre ao centro do Rei Vittorio Emanuele II, o primeiro a reinar numa Itália unificada e que por todo o país vemos monumentos (ainda que bem mais pequenos) em sua honra.

Também como outras cidades da Europa envolvidas nas Guerras Mundiais podemos encontrar aqui o Túmulo do Soldado Desconhecido.

 

Nas extremidades e por cima das colunas coríntias estão duas estátuas idênticas da deusa Vitória numa quadriga. O monumento é também um excelente miradouro para ver a cidade de Roma, é aliás esta função que lhe permitiu ganhar maior interesse turístico e amenizar a polémica da sua construção.

Ali perto, estava a Piazza Venezia com os seus edificios antigos onde nos chamou a atenção uma varanda em madeira. Esta foi a praça onde Mussolini proclamou o nascimento do Império Italiano.

 

Também na praça está o Palazzo delle Assicurazioni Generali, desenhado pelo mesmo arquitecto que criou o Il Vittoriano, Giuseppe Sacconi. Em frente a este está o Palazzo Venezia que no século XV serviu como residência do Papa. No século XX é Mussolini quem utiliza o palácio e é nas suas varandas que profere alguns dos seus mais emblemáticos (e assustadores) discursos.

Talvez não seja das zonas mais assinaladas nos guias turísticos, muitos dos que lemos faziam breves referências ao monumento a Vittorio Emanuele II e alguns nem falavam desta praça, mas tem sem dúvida um grande interesse histórico.

 

VER GUIA DA CIDADE:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:18




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930