Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



MOSTEIRO SAN JUAN DE LOS REYES, TOLEDO, ESPANHA

por mmsfr, em 16.11.11

Este mosteiro foi construído no século XV/XVI pela Ordem dos Franciscanos, a pedido dos Reis Católicos tem como principal "atracção" o seu claustro.

É um excelente exemplo do estilo gótico isabelino e foi o monumento que os reis, os Católicos, ofereceram a Deus pela sua vitória na Batalha de Toro, que os opunha a D. Afonso V de Portugal que procurava defender os direitos da sua sobrinha Joana de Beltreja na Guerra da Sucessão Castelhana, que a opunha a Isabel de Castela. Segundo o Wikipedia e aqui vem o caso curioso, a Batalha de Toro foi ganha pelos espanhóis se estivermos a ler em espanhol e foi ganha pelos portugueses se estivermos a ler em português, aliás...diz que foi um empate com uma ligeira vantagem para os portugueses...bom! 

 

Creio que o motivo não é o mais importante agora mas sim a maravilhosa fachada e o seu interior. Entramos para descer umas escadas a um hall onde temos a bilheteira. Na parede está um quadro com o retrato da Rainha Isabel I, a Católica.

 

As entradas custam 2,30€ por pessoa, isto para ver o claustro e a igreja. Ao passar a entrada olhar para cima, infelizmente não tenho a foto porque ficou desfocada, mas na ombreira está uma caveira estendida.

No primeiro piso podemos ver o claustro como o seu estilo gótico, o seu jardim clássico onde as laranjeiras e as roseiras dão mais cor ao espaço.

Do lado direito uma porta leva-nos ao interior da igreja dedicada a São João. Junto ao altar um retablo que retrata o caminho de Jesus até ao calvário, a descida e os milagres da cruz.

Na ponta oposta e por baixo do coro, um quadro de homenagem aos mártires franciscanos que morreram em Fuente el Fresno em 1936. Foram fuzilados durante a Guerra Civil espanhol e foram perseguidos até á sua morte. 

Regressámos á zona do claustro e passámos ao segundo piso, onde o tecto já não tem a tradicional decoração gótica mas sim em madeira trabalhada com um estilo mudéjar.

Aqui temos a melhor vista para o jardim com as suas árvores de fruto e flores. Podemos ver as gárgolas e os arcos decorados, todo o detalhe das pinturas do tecto e até admirar o chão.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:01




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Flag Counter

Follow on Bloglovin

Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930