Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Blog de viagens e passeios. Guia da cidade onde vivemos: Madrid.
Situado a norte do Louvre, o Palácio Real é hoje a sede do Conselho de Estado mas desde da sua construção no século XVII que importantes figuras da história francesa passaram por ele nomeadamente o Cardeal Richelieu. Na realidade antes de ser o Palais-Royal foi o Palais-Cardinal.
Ao longo dos séculos teve várias utilizações, após a morte do Cardeal Richelieu foi a residência do jovem Luís XIV o futuro Rei de França. Mais tarde e na era Orleães foi palco de luxuosas festas e era um local de jogo, função que continuou a ter até ao século XIX quando se tornou na sede do Conselho de Estado. Numa parte do palácio está o Ministério da Cultura.
A entrada principal do palácio dá para uma praça com o mesmo nome, nela pudémos ver alguns praticantes de skate e patins em linha demonstrarem as suas habilidades.
O interior do Palácio não está aberto ao público mas podemos visitar gratuitamente os seus jardins entrando pela Place Colette.
O primeiro que vemos são as colunas com riscas a preto e branco de várias alturas criadas por Daniel Buren nos anos 80 que estão colocados no pátio.
O jardim que vemos hoje é mais pequeno que o original que foi construído por Richelieu, ele está rodeado por Galerias onde hoje funcionam lojas de marcas de luxo, galerias de arte entre outras.
Ao centro está uma fonte e á sua volta podemos ver vários parisienses a aproveitar o bom tempo e alguma tranquilidade lendo um livro. Ao fundo vemos as Galerias de Valois e no oposto as Galerias Montpensier. Há ainda as Galerias Beaujolais que estão localizadas ao fundo do jardim.
No final do nosso passeio pelo jardim ainda assistimos a uma sessão fotográfica para uma revista de Moda, algo de comum nesta que é considerada uma das suas capitais mundiais.
VER GUIA DA CIDADE: