Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



ELEVADOR SANTA JUSTA, LISBOA, PORTUGAL

por mmsfr, em 24.12.10

Hoje conhecemos…o elevador de Santa Justa em Lisboa. Trinta e dois anos a viver neste país e no ano em que deixo de o fazer, subo ao elevador.

 

Andei por Lisboa como uma turista, encantada como se fosse a primeira vez e com uma pontinha de saudades de caminhar por aqui. Há tanto ainda por descobrir nesta cidade…

Entrámos no elevador que tem capacidade máxima para 20 pessoas, para ter acesso ao miradouro pagámos 2,90€ pelo bilhete, não percebi bem a outra hipótese, mas a placa dizia que só o Miradouro era 1,5€ presumo que seja o preço que se cobra de quem entra por cima.

A viagem dura muito pouco e o interior do elevador é antigo. Em funcionamento desde 1901, o arquitecto responsável pela obra foi Rauol Mesnier du Ponsard, na fila ouvia uma senhora a dizer que tinha sido desenhado por Eiffel, o mesmo da torre Eiffel de Paris. Uma vez no piso onde nos deixa o elevador, temos ainda que subir dois lanços de escadas em caracol até chegar ao miradouro onde a vista é sem dúvida privilegiada. Há várias zonas de Lisboa que a têm, sei que o bar do Hotel do Chiado por exemplo beneficia de uma vista semelhante ainda que mais baixinha. Foi muito bom rever a nossa cidade.

 

O castelo de São Jorge e os bairros…

Vemos a Sé de Lisboa que acaba por sobressair no meio do casario antigo da cidade.

 

Adivinhamos o local do Terreiro do Paço com o seu Arco Triunfal que faz a ligação com a Rua Augusta e olha para o Rio Tejo, onde vemos passar os novos cacilheiros que fazem o transporte para a outra margem. A vista do lado esquerdo vai até ao Parque Eduardo VII e ao Marquês de Pombal.

Vemos o Rossio com o Teatro de D. Maria II a marcar a sua paisagem e a estátua de D. Pedro IV. Hoje havia uma pequena animação de Natal com um carrossel para entreter os mais pequenos. Vemos as ruas do Chiado e da Rua do Ouro.

 

Lá do alto vemos os característicos desenhos das calçadas, que quando caminhamos por elas já admiramos mas do alto ganham outro sentido, outra geometria.

Saí satisfeita do elevador, vale mesmo a pena a visita…que andámos nós a perder.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:14




Guia de Cidades


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Dezembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031