Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



GRAN VIA, BILBAO, ESPANHA

por mmsfr, em 07.09.12

O nome completo é Gran Via Don Diego López de Haro e é provavelmente a rua mais importante da cidade, também a mais movimentada. Recebe o nome do fundador da cidade que era no século XIV era uma simples aldeia piscatória, passou depois a vila e o seu porto mercantil dependia directamente do senhorio de Biscaya.

E nestes últimos anos a cidade volta a transformar-se de um passado cinzento ligado a produção industrial e ao porto, para se tornar num centro cosmopolita que podemos testemunhar ao longo da Gran Via. É um verdadeiro centro comercial ao ar livre com algumas das melhores lojas com morada ali, lojas como a Louis Vuitton, a Hugo Boss ou a Suarez.

 

A rua tem cerca de um quilómetro e meio, ligando a Praça Circular á Praça do Sagrado Corazón, pelo meio está a Plaza Moyúa. Passeámos por ela num final de dia e numa agitada manhã de manifestações contra as medidas do governo de Rajoy sobre a crise. Dois ambientes diferentes mas a mesma rua com os seus elegantes edificios e as suas montras apelativas.

 

 

 

 

 

Um dos edificios mais importantes da Gran Via é o Palácio de la Diputación Foral de Vizcaya, construído no século XIX e que funciona como sede administrativa da Deputação Foral da região de Biscaia. 

 

Uma montra que nos chamou a atenção foi a de uma pastelaria, a Gozotegia fundada em 1852 e que faz estes bolos de homenagem ao Atlético de Bilbao (que tem a cidade aos seus pés graças aos bons resultados desportivos). 

 

Outro dos edificios mais interessantes da Gran Via é o do banco BBVA. 

 

 

VER GUIA DA CIDADE:

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:17




Guia de Cidades


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30