Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



CASTELO DE GUIMARÃES, PORTUGAL

por mmsfr, em 21.09.12

Este ano Guimarães é um das capitais europeias da cultura, o que neste ano tão complicado para Portugal pode ser uma ajuda para esta cidade e arredores. Quando abrimos as revistas de viagens internacionais (Espanha por exemplo) o que normalmente se recomenda é uma visita ao Porto, Lisboa, Algarve pelas praias e talvez ainda se veja Coimbra, juntar uma cidade mais é abrir o leque de oportunidades de turismo. E faz todo o sentido, foi aqui que nasceu Portugal e o Castelo é o seu maior símbolo.

D. Afonso Henriques, o Conquistador nasceu em Guimarães e com ele, a independência do reino de Leão e Castela.

Bem perto está o Campo de S. Mamede, palco de uma batalha com o mesmo nome que opunha D. Afonso e a sua mãe D. Teresa.

Entrar neste castelo é entrar no local onde provavelmente ele nasceu, onde tomou decisões que criaram a nossa história e inevitável sentir algo de especial ao visitá-lo. 

 

E apesar dos anos pode dizer-se que o castelo está em bom estado de conservação para um castelo medieval construído no século X. Foi a condessa Mumadona Dias que ordenou a sua construção para proteger a população das investidas dos muçulmanos e dos normandos. Mais tarde, o pai de D. Afonso Henriques reconstruiram o castelo e introduziram a Torre de Menagem.

Depois de tão importante história no inicio do nascimento de Portugal, o castelo foi perdendo a sua utilidade. No inicio do século XX é recuperado e aberto ao público como monumento nacional. A entrada é gratuita.

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:59


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.




Guia de Cidades


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30