Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



CASTELO MANZANARES EL REAL, ESPANHA

por mmsfr, em 26.03.11

Hoje visitámos o Castelo de los Mendoza também conhecido por novo Castelo de Manzanares el Real, que dizem ser um dos castelos em melhor estado de conservação da Comunidade de Madrid.

Aos Sábados e Domingos (nos horários das 12h30 e das 13h30) o Castelo tem organizadas visitas teatralizadas. Decidimos experimentar, o custo das mesmas é de 6€ por pessoa. 

Logo á entrada no pátio do Castelo estava um malabarista, vestido á época medieval a divertir os visitantes. Ele conseguiu animar a plateia, principalmente as crianças. Aos malabarismos de bolas e arcos, juntava-se o equilibrio de uma espada na testa e um banco. 

 

É ele que dá o mote para a segunda parte da visita. Entram dois actores vestidos de senhores da casa, representando os descendentes da familia Mendonza, não ficou claro para mim (porque só falavam em castelhano) se representavam a D. Pedro de Mendoza um dos primeiros da familia, ou se aos seus descendentes, porque a dama falava em século XVII e o outro senhor viveu no século XV.

Confusões á parte a visita teatralizada tem a vantagem de divertir enquanto apresentam factos históricos relacionados com o Castelo assim como iam explicando a função de cada sala.

Subindo as escadas chegamos ao segundo piso do Pátio Interior.

Dali entramos na Sala Santillana, uma zona de banquetes e de reuniões políticas ou sociais.

 

A seguir a dona da casa, convida primeiro as senhoras para visitar o Estrado das Damas, um local para a vida social das senhoras e onde podiam refugiar-se para falar dos assuntos femininos e executar lavores. 

Descendo umas pequenas escadas estamos na Sala do Infantando, um amplo salão utilizado para actividades lúdicas e culturais. A aquecer a sala está uma grande chaminé. 

 

Subindo umas grandes escadas em caracol, chegamos á Alcova da familia nobre que ali vivia, tenho dúvidas se aquela seria a sua localização original já que o seu acesso, pelo menos o que fizémos, pareceu-me pouco prático. Toda a zona onde a instalaram estava remodelada. 

Aqui mostraram a cama em dorsel, alguns trajes típicos da época e uma segunda zona com um oratório, onde estava um altar e uma área para rezar. 

Os actores despedem-se (neste caso ele, ela despediu-se depois da Sala do Infantado) e a visita termina. Creio que durou perto de meia hora, não mais.

Depois saímos para conhecer as muralhas do palácio e a vista fantástica que proporcionam para o Rio Manzanares.

 

No final (ou inicio dependendo da pespectiva) está uma exposição permanente, dedicada á época medieval e ao Castelo.

 

 

Aproveitámos ainda para tirar mais umas fotos do exterior do Castelo que está de facto bem preservado.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:14


1 comentário

De Emilly Silva a 16.06.2016 às 20:22

Olá! Estou fazendo um trabalho sobre este castelo e seu post me interessou. Se importa de me responder algumas questões? Bom, ai vai.

Quantas salas e quartos existiam no castelo?
Quais foram os habitantes do castelo?

Agradeço desde jáhttp://hojeconhecemos.blogs.sapo.pt/images/mood/EMOTICON_SMILE.png

Comentar post




Google Translator


Guia de Cidades


Quantos visitaram II


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

Onde Vivemos




Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Março 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031